quarta-feira, 27 de março de 2013

Santiago - Chile !!!

Findo com esta viagem a minha listinha de viagens á América do Sul ( Buenos Aires- Argentina; Montevideo, Punta Del Leste e Colonia Del Sacramento- Uruguai  e Santiago- Chile), o que significa que a partir de agora quem escolherá os destinos fora do país é o marido. rsrs  Lima e Machu Picchu- Peru são destinos que ao decorrer das outras viagens despertou a minha curiosidade, mas ainda não é um destino que incluiria na minha lista, ou pelo menos até este momento. rsrs
 
 A viagem para Santiago- Chile foi planejada com 5 meses de antecedência, compramos 2 pacotes de 4 dias e 3 noites com áereo através do Groupon com a agência Othur Representações que fica em Belo Horizonte- MG. Só fiz um contato por telefone, o restante foi feito através de emails.
 
O groupon divide o valor do pacote de viagem, mas a taxa de USD 165 dos aeroportos e serviços da agência deverá ser feito na reserva, diretamente á operadora  e á vista.  Lembrando que este  valor é por pacote = pessoa. 
 
O aéreo para sair de Salvador teríamos que pagar uma taxa adicional, a qual descartei e eu mesma comprei as nossas passagens de SSA X SP X SSA pela TAM.
 
Tinha  a opção de escolher 3 Hotéis: Hotel Ah Hotel, Hotel Majestic City Center e Hotel da Carlo. Após, pesquisa na net escolhi o Hotel Ah Hotel, o qual fomos informados posteriormente pela agência que o mesmo não estaria operando no período da reserva,  sendo assim,  seríamos reacomodados em uma categoria superior, no Hotel Nippon.
 
Cheguei a orçar com a própria agência alguns pacotes de viagens, mas achei tudo caro e um absurdo cobrarem em dólar num país onde a moeda deles o valor é bem menor que o Real, quem dirás do Dólar.
 
Já tinha alguns destinos que queria conhecer : Valparaíso, Viña Del Mar ( o nome do prédio que moro), Cordilheira dos Andes, Vale Nevado e algumas vinícolas, então, comecei a ler relatos de viagens de amigas e blogs de viagens para ver outras dicas de passeios, restaurantes, enfim, uma forma de conhecer e aproveitar melhor a viagem.
 
Depois, resolvi comprar mais 1 dia de viagem com a agência e assim, a nossa viagem seria de 5 dias e 4 noites, acho que tempo suficiente para curtir o lugar!!
 
Pri Bonfim, além de muitas outras dicas, me indicou um guia de turismo da região, Sr° Bernabé Lucero, o qual entrei em contato por email, orcei valores de passeios e mais próximo da viagem, entrei em contato de novo, para enfim, fecharmos alguns pacotes de passeios, mas não obtive retorno.
 
Moni Venâncio, também me deu várias dicas e através dela que descobri 3 restaurantes (  o Restaurante Giratório, Como água para Chocolate e Restaurante Bali Hai ) que não poderia deixar de ir, então, tratei de entrar em contato com os mesmos e fazer logo a minha reserva via email.  Só não consegui contactar o Restaurante Giratório.
 
 Após isso, resolvi criar uma pasta no meu email yahoo e guardar todos os emails trocados com agência, Guias, confirmação de vôos,  informações que obtive por email e os vouchers que  em novembro já estavam comigo, bem como, imprimi tudo que fosse documento comprobatório de compra, reserva e criei uma pasta, a qual levaria comigo na viagem. rsrs
 
Resolvi fazer detalhado, pq a minha amiga e seguidora Moni, Mônica Venâncio, reclamou da falta de detalhes. heheh Agora vai ter que ler tudinho.. rsrs
 
Bom.. finalzinho de janeiro, fui verificar o que faltava e anotar os outros pontos turísticos que não poderia deixar de conhecer, além daqueles que eu já tinha em mente. E também fui encomendar alguns pesos chilenos para levar para a viagem!!!
 
Ah!! Embora não se exija Passaporte, marido resolveu renovar o dele,  já que estava vencido e nós queremos ainda este ano tirarmos o visto americano, então, já que teria que fazê-lo, resolveu fazer logo e levar o passaporte como mais uma documentação. Segredinho: Sempre viajo com 2 documentações, até mesmo em viagens nacionais.  Agora vou confessar uma coisinha amooooooo ver aqueles carimbos no Passaporte.  kkkkkk
 
Agora com tudo arrumadinho é só esperar a viagem!!!
 
Até aqui havia escrito em 29.01.2013 e salvei como rascunho, hoje ( 26/03/13) vim dar continuidade.  Justamente no dia que escrevi descobri que estava grávida e algumas alterações foram feitas principalmente em relação ao vôo daqui para SP que estava num horário muito ruim devido a uma alteração feita pela TAM, então, foi minha vez de alterar em beneficio próprio, desta forma, tive que alterar tb o vôo de SP- Santiago e ao invés de chegar ás 12:00h em Santiago, chegamos ás 18:15, então, perdemos uma tarde!!
 
Lendo o blog de Grazi e conversando com minha irmã descobri a agência Turistik ( http://www.turistik.cl/),  pela net comprei a noite  de show no restaurante Bali Hai, comprei o ticket para o bus tur , o passeio a Vinã Del Mar e Valparaiso, então, qdo chegamos já tinhamos todos estes passeios agendados e pagos!!
 
O Hotel falarei aqui a parte rsrs. O Hotel Nippon fica bem localizado, o atendimento é excelente, os quartos ( fiquei em 3 rsrs) confortáveis e limpos, mas o banheirooooo este desaprovado. A parte da ducha é com banheira, vc fica em pé na banheira, estreita e pequena. Sem falar na cortina plástica que tem que ficar dentro da banheira e a 2° cortina de tecido fora. Ahhhhhh até descobri que a plástica tinha q ficar dentro da banheira troquei de quarto 2X por vazamento no banheiro. kkkk Quer dizer o 1° quarto era de solteiro e teve o tal vazamento, o 2° quarto era de casal, mas carpete.. sou alérgica e um peq vazamento, enfim, o 3° quarto rsrs de casal, piso frio e descobri o segredinho da cortina. rsrs
Bom.. o ambiente do café da manhã é ótimo, mas o café em si achei pouco diversificado, embora o pouco que tinha estava gostoso. Quem não se importar com banheiro assim, indico, mas como eu me importo não me hospedo mais lá, não!!
 
1° dia
 
Chegamos no aeroporto e resolvemos ir até o balcão e orçar táxi e Transfer por Van. Táxi tabelado para o Hotel Nippon $16.000, já o transfer o casal $ 11.000. Nem precisa dizer que optamos pela van, a qual nos conduziu até o hotel, chegamos quase ás 19h. Só achei esta desvantagem, muito bom para quem não tem pressa de chegar até o hotel.
Ás 20:15 havíamos agendados para irmos ao Show do restaurante Hali Bai através da turistik, mas eles atrasaram mais de 30 min. e como não atendiam ao tel, fomos até o escritório da empresa que fica próximo... anda um bocadinho na verdade. Após, me chatear e decidi por cancelar todos os passeios que haviamos agendados, eles resolveram pagar um táxi, já que o motorista disse que havia passada há 5 min pelo hotel e se recusou a vim nos buscar. Bom.. problema resolvido e fomos curtir.  Simplesmente amei o show de danças chilenas, o atendimento, o ambiente e sem falar na culinária. Hum... bom demais!! Super indico!! Ah!! O preço de tudo que comprei com a Turistik tem atualizado no site!!

Restaurante Hali Bai. Mesa reservada pela Turistik. Brasileiros e Alemães juntos e misturados. Pessoal gente boa!!
 
2° dia
 

Bus- Santiago Hop on- Hop off - Turistik















Pegamos o tur bus da turistik com direito a 13 paradas, mas tem lugares que pelo bus mesmo vi, tirei fotos e só desci no Shopping Parque Arauco onde comprei algumas coisinhas para Rafa e no Mercado Central onde almoçamos e que almoço!! Provamos a bebida Pisco Sour ( aguardente de uva) bebida da região que por sinal foi cortesia  e  comi Centollas que delíciaaaaaaa!! Prato caro, mas vale a pena!!rsrs Tomamos  2 sucos e a conta deu  em reais  R$ 270,00. Levamos o dia inteiro neste passeio!!
 
O famoso caranguejo grande- Centollas. Lembra o sabor da Lagosta só que mais adocicado. Delíciaaaaa!!

O acompanhamento da Centollas!!




Ah!! No shopping tomei um sorvete de Chirimoya que delíciaaaa!! Docinho e azedinho no final!! Indicoooooo!!
 
Á noite fomos ao restaurante Como Água para Chocolate, nem precisei mostrar a reserva. Sentamos numa mesa no andar de cima e o atendimento foi bem demorado. O ambiente é legal, meio rústico , ambiente de fato agradável. A comida é mexicana. Tive ótimas indicações deste restaurante, não sei se não tive sorte no prato ou devido a gestação, mas achei a comida enjoativa e sem sabor. Esqueci o prato, mas foi frutos do mar que parecia estar mal cozido, guacamole, feijão ( q na realidade era feijoada), arroz e tortilla. Comecei a comer, mas não consegui chegar a metade e mais nada desceu. Bom... como considero um restaurante turistico vale a pena conhecer e desejo que tenham mais sorte no prato do que eu tive. rsrs
 
 
 3° dia

1° parada em Valparaíso
 
Passeio a Viña Del Mar e Valparaiso, achei que a turistik foi pobre nas informações e explorou menos do que as duas cidades tinham a oferecer. Vinã Del Mar cidade bonita e limpa, paramos no relógio de Flores para fotos, no restaurante na orla para almoçar, novamente em outro trecho da orla para vermos o mar e por fim o museu. Esperava muito mais !! Já em Valparaíso fomos no ponto mais alto e vimos o mar, parece mais ou menos, com a vista que temos do Bairro Sto Antonio do Carmo qdo olhamos para o comércio, a baía, só que a nossa visão é muito mais bonita!! Depois descemos uma ladeira, a guia falou sobre a construção de duas casas, descemos o Plano inclinado ( estilo o que tem no Pelourinho que liga o Pelô ao Comércio), fomos até a praça principalonde fica o porto e finalizou o passeio.  A turistik ao invés de nos deixar no hotel nos disseram que nos deixariam a 1 quadra, mas na realidade nos deixou a 3 quadras. Sujeiradaaaaaa!! Fiquei chateada, mas passou!! Conhecemos outros brasileiros no passeio e 1 casal Curitibano nos convidou para jantarmos no Pátio Belavista.
Valparaíso.
Relógio das Flores em Viña Del Mar

 

Museo Fonck. Visitação $2000 por pessoa e usar o baño $ 500, usei só o banheiro. rsrs
A orla de Viña Del Mar
Á noite fomos ao Pátio Bellavista, o legal que neste lugar concentra uma qtd variada de restaurantes, cafeterias, alguns com música ao vivo, outros não. Muito legal mesmo!!
 
Nos encontramos na realidade com 2 casais Curitibanos e a Fernanda tinha indicação de um  restaurante famoso no Ceviche e foi neste que jantamos, depois fomos a Creperia. rsrs Noite Agradabilíssima!!

Baianos e Curitibanos tb juntos e misturados. Trocamos contato.
 
O dia foi bem cansativo e ainda resolvemos retornar ao hotel andando. Curtindo o clima gostoso!!
 
Qdo chegamos ao Hotel comecei a sentir cólicas, acho que abusei um pouquinho!!
 
 
4° dia
 
Acordei ainda sentindo cólicas e resolvemos ficar no hotel. Fazer repouso e curti o quarto descansando. rsrs Almoçamos próximo ao hotel e ás 13:15h já estavámos no hotel aguardando a Turistik para o passeio a vinícola Undurraga. Resolvemos ir a esta vinícola pq era passeio de meio turno e Concha y Toro era o dia inteiro, mas me apaixonei pelo lugar. Acho que se não tivesse ido teria me arrependido, o lugar é lindo, o guia muito divertido, tivemos acesso á plantação, as uvas  e a degustação, a qual fui privada, mas molhei um pouquinho a boca.rsrs Ganhamos a taça a qual utilizamos para degustar!!

Vinícola Undurraga

Peguei um cacho e fui saboreando... depois resolvi passar uma aguinha e continue saboreando. rsrs
 

Vale a pena conhecer!!
 
No retorno optamos ficar no Parque Arauco e resolvemos nos aventurar um pouco. Pegamos um bus, mas lá usam cartão o qual deve ser recarregado antes, queriamos pagar ao motorista, pois, os bus não tem cobrador como aqui. srsr O mesmo não aceitou e disse q podíamos ficar no ônibus.  Isso tudo no portunhol. rsrs Nós o entendemos, mas eles não nos entendem. Dizem q o português do Brasil é muito distinto. rsrs Muitas vezes apelei para o inglês, do marido, é claro!! srrs Bom o bus pegamos por indicação do segurança do shopping, até ai tranquilo. Descemos no pto por ele tb indicado e fomos para o metrô, tudo prático e rápido se não tivessemos ficar em dúvida de qual estação descer, um Chileno nos ofereceu ajuda e nos indicou 2 estações depois da qual deveríamos descer. rsrs Já estava cansada, com fome, então, pegamos um táxi para retornarmos ao Hotel. rsrs
 
Um pouco mais tarde fomos ao Pátio Bellavista e jantamos num restaurante bem legal e a indicação foi uma pizza  que por sinal não aprovei. rsr
 
 
5° dia
 
Último dia de viagem e resolvemos acordar mais tarde, arrumamos as malas e qdo vimos só deu tempo de chamarmos um táxi pelo hotel, o qual demorou tanto que paramos um táxi na rua mesmo. O hotel nos informou que o táxi até o hotel era tabelado e custava $ 16.000, mas para a minha surpresa o taximetro resgistrou $7.050, mas o taxista cobrou $ 7.150, sinceramente deixei pra lá, pra quem ia pagar $16.000. rsrs Tá bom, demais!!
 
O aeroporto é muito bem organizado, quem não é organizada é a TAM que nos informou que o vôo seria pela LAN como a ida de fato foi, mas o retorno era pela TAM mesmo. Minha sorte foi que fui atendida pela LAN na fila de prioridade e deu tempo de me deslocar até o fim do aeroporto para fazer o check in pela TAM. rsrs  Bom.. para compensar pegamos uma aeronave espetacularrrrrrr. Nunca havia viajado numa aeronave assim. Babeiiiiiii!! rsrs
 
Saímos de Santiago- Chile ás 14:05 e chegamos em São Paulo- SP ás 18:20h.
 
A viagem foi maravilhosaaaaaaaaaaaa!! Fiquei com gostinho de quero mais e pretendemos retornar com Rafa, não sei quando, mas .... pretendemos. rsrsr

PS. A parte de SP falo depois.

8 comentários:

  1. Viajar é sempre uma delícia, mas à partir de agora tudo vai ser diferente para vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pura verdade!! Se grávida já foi diferente, acredito q com criança seja muito mais!! rsrs

      Excluir
  2. AMIGA,

    AMEEEEI O POST, adorei os detalhes! É assim que gosto (risos), pois fico imaginando a viagem, os lugares que conheceu e tudo mais, li tudinho e se fosse maior ainda continuaria lendo, nem se preocupe com isso (risos).
    Que bom que gostou do Bali Hai, pois eu achei fantástico e fiquei sentida porque nas fotos não conseguimos captar a beleza e o colorido do local, não é?
    No Retaurante Como água para chocolate eu comi a pasta marinera que era um talharin com camarão, mas em uma forma geral eu achava a comida um pouco sem tempero, sei lá, sem sal (risos), por isso digo que onde comi melhor foi em Vina del Mar que achei linda!
    Em relação a Vnícula acho que foi uma ótima opção, pois na Concha y Toro não vi as parreiras não, Cris inclusive se quixou disso.
    E o sentollas vc descreveu bem, parece o sabor de uma lagosta.
    Depois quero ver tudo que comprou para Rafa.
    OBS: Em relação ao passaporte eu tmb gosto de um carimbo, kkkkk. Até o de Bia eu mando carimbar.

    BJS na barriga.
    OBS: Não conseguiu reservar o Restaurante Giratório ou desistiu de ir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui reservar, eles não responderam ao meu email e na recepção do hotel eles não conheciam. Vê se pode?! Acabei desistindo. rsr
      Fiz o post seguindo as suas orientações rsrs de fotos e detalhes!! rsrs
      E eu estou doida pra te mostrar.. comprei mais coisas esta semana aproveitando a mini férias rsrs. O restante compro em jun no restante das férias. rsrs

      Excluir
  3. amei Santiago Elminha!
    quero voltar lá pq só fiquei 3 dias e não fui em vina del mar e valparaiso...
    amei o bali hai!
    nao fui no coma agua para chocolate!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também, ameiiiiiiii!! Queremos voltar tb e ficar mais dias!! rsrs

      Excluir
  4. Delícia Migaaaa!
    Taí um destino que quero conhecer em breve... o Chile!!
    Babei no Centoullas!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Amiga!! Vc vai amar e diferente do Uruguai, tem muitas opções de passeios!!rsrs

      bjos,

      Excluir

Deixe seu recado!!